- PUBLICIDADE -

Do campo da Assefe para os gramados do mundo

Quem assistiu à Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024 pôde acompanhar um atleta fazer o hat-trick na semifinal e ajudar o Corinthians a ser campeão do torneio neste ano. Esse atleta era Arthur Sousa Araújo, um jovem de 20 anos de idade. Poucos sabem que Arthurzinho, como é conhecido nos gramados, é cria daquela que por muito tempo foi praticamente a mais renomada escola de futebol de Brasília, considerando os valores revelados – a Escolinha de Futebol da Assefe.

O jogador Arthurzinho com a camisa do Corinthians e no seus primeiros passos na Escolinha da AssefeAssim como no caso de Arthurzinho, a Escolinha Assefe foi também o berço de outros nomes que fizeram fama não só no Brasil como também no exterior. É fácil se lembrar do pentacampeão mundial, o zagueiro Lúcio, o atacante Warley, Lucas Crispim (Fortaleza), Victor Daniel (atualmente no Londrina), Alípio (Real Madrid), Carlinhos (Braga de Portugal), Léo Borges (Vasco da Gama), Filipe Cirne (Gama), Hudson e Igor (Rio Ave de Portugal), Fernando Viana (Atlético – MG), Edigar Junio (V-Varen Nagasaki do Japão), João Guilherme, Lucas Bocão (Internacional – RS) e Amoroso, um dos primeiros a sair da estrutura da Assefe, e, mais recentemente, o garoto Endrick, revelação do Brasileirão de 2023 pelo Palmeiras.

Ficha cadastral do garoto Endrick na Assefe. O destino do jovem é o Real Madri

Segundo Gilson Onofre, que viu todas essas revelações atuarem no gramado da Assefe, esses jogadores são um presente do Distrito Federal para o futebol. “A Assefe tem na sua raiz a promoção de jogadores e não pode perder essa tradição”, afirmou.

Gilson Onofre ressalta que esses jovens são presentes para o futebol

Gilson está no Departamento de Esporte da associação há 20 anos e lembra do caráter socializante e recreativo da Assefe. “Eu tenho muito orgulho de ter participado da história de vários atletas que passaram pelas nossas categorias de base. Somos um celeiro de talentos no futebol e construímos cidadãos”, completou.

Endrick, um talentoso atacante que atualmente brilha com as cores do Palmeiras e da Seleção Brasileira, é o jogador mais jovem a marcar um gol como profissional pelo clube paulista. Sua promissora carreira aponta para um futuro brilhante, inclusive com a perspectiva de defender as cores do prestigiado Real Madrid.

Depois de passagens por grandes clubes, Amoroso, à direita, comemorando sua passagem no seu berço no futebol.

“A vida é engraçada. Ontem o Endrick era uma criança e ficava brincando com a bola durante os amistosos que o pai dele fazia no campo da Assefe. Hoje, virou um homem que não esqueceu das suas origens e tem tudo para brilhar pelos gramados do mundo”, ressaltou Gilson.

Douglas “Endrick”, ao centro, entre veteranos da Assefe, com o uniforme brindado pelo filho

O técnico Edmardo Singo Santos, o Singo, responsável pela escolinha ASH 2Toques e treinador do time feminino do Legião, crê que a mistura que faz o caldo cultural de Brasília proporciona crianças de grande qualidade técnica. “Temos que fortalecer o futebol de base para seguir com o nosso foco que é a formação. O Distrito Federal tem jogadores de grande qualidade”, ressalta.

Singo Santos mais de vinte anos de Assefe
O atacante Endrick vestindo as cores do seu atual clube, o Palmeiras

Dentre os jogadores que receberam suas instruções de treinador, enquanto a ASH 2Toques gerenciou pelos últimos 20 anos a escolinha da Assefe, Singo cita Alípio Brandão, segundo ele, um jogador perfeito. “O Alípio realmente era completo. Desde os seis anos já conseguia ver o diferencial dele, e o Endrick, da mesma forma, tem tudo para ser o melhor do mundo”, completou.

Carlos Alberto Carvalho, atual diretor de Esportes da Assefe, ressalta que um dos grandes desafios da atual diretoria será a retomada, com excelência, das atividades esportivas infantis, principalmente o futebol. Carlos Alberto faz coro com os que tratam a questão esportiva de uma escolinha de futebol observando uma dualidade, “formar cidadãos é tão importante quanto bons atletas, e é isso que se busca nessa atividade. Acho que esse tem que ser o legado da diretoria que estou à frente”.

Além de manter uma escolinha, a Assefe também participava dos campeonatos de futebol de categorias de base. Filiada à Federação Metropolitana de Futebol – hoje, Federação de Futebol do Distrito Federal – até o ano de 2017, a Assefe tinha times de categorias junior e infantil com um bom aproveitamento. Weber Magalhães, chefe da delegação brasileira à Copa do Mundo de futebol da Coreia e Japão em 2002, servidor do Senado, sócio da Assefe e que presidiu a FMF, diz ter acompanhado todos os momentos do futebol assefeano nas 3 últimas décadas: “o esforço da Assefe permitiu que esses garotos de nossa cidade despontassem para o futebol. Não era somente uma atividade com os filhos de associados servidores da Casa. Havia também um trabalho com jovens da periferia da cidade, mantendo uma integração importante”. Weber ressalta que foram praticamente três frentes distintas de futebol na associação: Os campeonatos internos, “disputadíssimos entre os colegas do Senado e que tinham atletas convidados, fazendo com que se tornasse uma tradição na cidade; as escolinhas; e as categorias de base para os campeonatos da Federação. Essa história tem que ser retomada”, completa Weber.

E, nesse esforço para se manter à frente dos campeonatos de que participava, a Assefe tinha em seus quadros de funcionários alguns nomes que hoje se destacam no futebol brasiliense: Francisco de Assis Martins, o Assis, “Zé” Carlos de Oliveira e Adelson de Almeida, hoje no comando do Ceilândia.
Sempre que se fala de futebol de base na Assefe, os seus associados fazem referência aos colegas servidores que treinavam as equipes que participavam dos campeonatos de base do Distrito Federal como Marinaldo Gomes Araújo, Seu Marinaldo e José Ferreira Leite, o Ferreirinha.

Joberto Sant’ Anna, o atual presidente da associação, entende que a importância que diversos atletas da Assefe tiveram não aconteceria se eles não tivessem sido aperfeiçoados nos clubes profissionais, “mas os primeiros rabiscos no futebol, importantes na formação de cada um deles foram feitos aqui no nosso campo”. Na primeira passagem de Sant’ Anna à frente da Assefe, de 1996 a 1998, deu-se a transferência do atacante Léo Borges para o Vasco da Gama. A negociação foi feita com o presidente vascaíno, o então deputado Eurico Miranda, “que regateou muito mas pagou em parcelas um valor que ajudou na administração do clube”.

Com a interdição do campo de futebol da Assefe para programações de longo prazo a atual diretoria da associação verifica qual pode ser o planejamento para que seja retomada a atividade que tanto fez pelo futebol brasileiro, “é uma grife muito forte o futebol de escolinha da Assefe”, define o presidente.

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo