- PUBLICIDADE -

Aventura por praias, sertão e serras nordestinas começa no final de janeiro

A partir do dia 23 de janeiro, pilotos de 23 estados brasileiros vão ligar os motores na Praia do Cumbuco, a 42 km de Fortaleza (CE), para disputar a 37ª edição do Cerapió. Atletas de Brasília vão representar o estado na competição que acontece entre os estados do Ceará, do Piauí e do Maranhão e é uma das mais tradicionais do calendário nacional dos esportes a motor.

A comitiva de Brasília se destaca por ser a única que vai enviar uma dupla feminina para competir entre os carros 4×4. As irmãs Silvana e Silmara Leal vão correr o Cerapió pela segunda vez como dupla e esperam terminar bem todos os dias de prova. “Todo mundo fica meio chocado porque é um meio mais masculino, então, todas as vezes, mesmo sendo dupla de mulheres ou mulheres dentro do meio, todo mundo fica perguntando como a gente faz isso, faz aquilo e nós estamos aqui para mostrar que conseguimos e que superamos todas as expectativas criadas em cima desse estereótipo”, revela Silmara.

Elas fazem parte do Buriti Rally Clube que também vai ter participantes na categoria Expedição, que é feita em carros, mas tem um perfil mais turístico. O grupo sempre está incentivando os seus membros a buscarem experiências em outros estados e formando novos pilotos e navegadores. “Nós aprendemos rally com o Buriti, nós nos apaixonamos por rally com o Buriti. A gente tem uma base muito boa, principalmente, com a categoria novatos que a gente vai incentivando e depois a pessoa está voando”, conta Silvana.

Além dos participantes de carros 4×4, Brasília também vai enviar para o Cerapió quatro ciclistas. Eles se somam aos aventureiros que vão disputar provas de moto, UTV e quadriciclos. Todas essas modalidades valem para Campeonatos Brasileiros das Confederações de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo.

Neste ano, depois de largarem da Praia do Cumbuco, os pilotos vão precisar superar três serras para completarem o primeiro dia de prova com a chegada em Viçosa do Ceará. No dia seguinte, eles fazem a descida da Serra da Ibiapaba na região de divisa entre os dois estados que dá nome ao rally. Os campeões vão ser definidos nos trechos piauienses e em um percurso que inclui uma região do Maranhão.

A cada ano a competição tenta se superar nos desafios. Mesmo chegando à 37ª edição, trechos inéditos vão fazer parte do percurso. “Em 2024, o rally vai exigir muito do piloto e do navegador. Médias horárias na pontinha do lápis, na pontinha da língua. Vai ser preciso acelerar muito para acompanhar”, alertou o diretor-geral do Cerapió, Ehrlich Cordão.

Além da parte esportiva, o Cerapió segue se comprometendo com seu lema de ser muito além de um rally levando ações sociais para as comunidades por onde a caravana de pilotos, navegadores,apoio e organização passam. São feitas doações de cestas básicas e de óculos para crianças e, pela primeira vez, vai ser realizada a compensação ambiental dos quatro dias de competição com o plantio de árvores nativas em parceria com a ONG Mais Vida.

O Rally Cerapió 2024 tem o patrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Governo do Piauí; o apoio de Reron, Ong Mais Vida, Teresina Shopping e Sebrae; colaboração das prefeituras de Caucaia(CE), São Gonçalo do Amarante(CE), Itapipoca(CE), Meruoca(CE), Viçosa (CE), São Benedito (CE), Pedro II (PI), Campo Maior(PI) e Caxias (MA); supervisão das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM) e das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo