A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, 16, a criação da Subcomissão Permanente para debater o Paradesporto, os Jogos Paralímpicos e as deficiências elegíveis. A iniciativa visa ampliar o debate sobre a inclusão e o desenvolvimento do Paradesporto no Brasil e promover a discussão sobre os desafios e oportunidades relacionados a pessoas com deficiência nas práticas esportivas.

O autor do requerimento é o deputado federal Augusto Puppio (MDB/AP). Ele ressaltou o reconhecimento internacionalmente do Brasil pelo seu potencial na formação de atletas profissionais, e sua trajetória nos Jogos Paralímpicos e afirma que a nova Subcomissão Permanente terá o objetivo em debater aspectos relevantes.

“Vamos analisar como o país pode melhorar a promoção, o desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiência nas atividades esportivas. Será uma oportunidade de traçar um diagnóstico da atual situação do Paradesporto no Brasil e explorar maneiras de otimizar seu impacto no desenvolvimento esportivo para pessoas com deficiência”, afirmou o deputado.
Para Augusto Puppio, a criação da Subcomissão reflete também o compromisso da Câmara dos Deputados em apoiar a inclusão e o desenvolvimento do Paradesporto, garantindo que pessoas com deficiência tenham a oportunidade de participar plenamente do cenário esportivo e contribuir para um Brasil mais inclusivo e diversificado.