- PUBLICIDADE -

Brasília recebe Meeting Paralímpico Loterias Caixa neste sábado com recorde de atletas em três modalidades

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa chega a Brasília (DF) neste sábado, 1º de outubro, com provas de atletismo, halterofilismo e natação. Ao todo, 217 atletas se inscreveram para as disputas, número que supera as 193 inscrições da etapa de Natal e representa o recorde da temporada até agora.

Natação é uma das três modalidades no Meeting que agitará a Capital Federal neste sábado. Foto: Ale Cabral/CPB

As competições de atletismo e halterofilismo serão no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), enquanto as de natação ocorrerão no Clube do Exército.

Brasília será a oitava cidade brasileira a receber o evento em 2022. Neste ano, o Meeting já passou por Campo Grande (MS), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Aracaju (SE). No Distrito Federal, 136 atletas com deficiência estão inscritos nas provas de atletismo, 60 nas de natação e 21 nas de halterofilismo.

Wendell Lopes contará com o apoio da família na sua cidade natal. Foto: Marco Antônio Teixeira/MPIX/CPB

As disputas da natação contarão com a presença de alguns dos medalhistas paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020, como Cecília Araújo (S8 – para atletas com pouco comprometimento físico-motor), Gabriel Bandeira (S14 – para deficientes intelectuais), Wendell Belarmino (S11 – para cegos).

“O Meeting será importante para ver se a preparação está dando certo, quais são os ajustes necessários, o que a gente precisa trabalhar dentro de cada prova. Saber o que precisamos melhorar sem aquela pressão. Estou com uma expectativa boa, por toda a mudança que eu fiz, pelo processo de recuperação de lesão. Acredito que terei resultados, tempos, melhores do que tive no Mundial”, contou o brasiliense Wendell Belarmino, que tem glaucoma congênito.

No primeiro semestre deste ano, Wendell se mudou para Uberlândia (MG) e atualmente representa o Praia Clube. No Meeting da capital federal, ele nadará os 50m livre e 100m costas. Ainda em outubro, o nadador disputará o Meeting de Belo Horizonte, no dia 8. Na capital mineira, Wendell nadará os 400m livre e os 100m peito.

O Meeting Paralímpico é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que já eram realizados desde 2005 pelo Comitê. Há provas de atletismo, natação e halterofilismo. Cada cidade sedia, pelo menos, disputas de uma dessas modalidades.

Os objetivos do Meeting são desenvolver a prática esportiva para pessoas com deficiência em todas as regiões do país, contribuir para o aprimoramento técnico dos competidores e propiciar oportunidades de competição aos atletas de elite e jovens promessas do paradesporto em todo o Brasil.

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Brasília
Dia e horário: sábado, 1º de outubro – a partir das 8h.
Modalidades: Atletismo e halterofilismo
Local: Centro Integrado de Educação Física (CIEF)
Endereço: SGAS I SGAS 907 – Asa Sul, Brasília – DF
Modalidade: Natação