- PUBLICIDADE -

Inscrições abertas nesta segunda (21) para os Jogos Escolares do DF

O voleibol é uma das cinco modalidades coletivas que serão disputadas durante os Jogos Escolares do Distrito Federal

Novamente autorizados em competições presenciais após dois anos de pandemia, os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF) estão com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (21) até o dia 1º de abril. Nesse período, poderão ser feitas inscrições apenas para as modalidades de esportes coletivos. As modalidades individuais terão um calendário específico a ser anunciado.

As competições da etapa regional, modalidades coletivas, vão ocorrer nos meses de abril e maio. A fase distrital, com as modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, será em junho, e a categoria 12 a 14 anos, também da etapa distrital, de junho a agosto

A etapa é a fase inicial, disputada pelas escolas públicas e particulares que pertencem a cada uma das 14 coordenações regionais de ensino. Os primeiros colocados, em cada categoria e modalidade, avançam para as competições distritais. Os vencedores dessa etapa serão os representantes nas disputas nacionais.

Os jogos serão disputados em duas categorias, de estudantes atletas na faixa etária de 12 a 14 anos (nascidos em 2008, 2009 e 2010) e a dos alunos atletas na faixa etária de 15 a 17 anos (nascidos em 2005, 2006 e 2007). As modalidades de ginástica artística e ginástica rítmica seguem regulamento próprio, sendo divididas nas idades de 11 e 12 (nascidos em 2010 e 2011) e de 13 a 15 (nascidos em 2007, 2008 e 2009).

As competições da etapa regional, modalidades coletivas, categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, serão realizadas nos meses de abril e maio. Já a fase distrital, com modalidades coletivas e individuais, categoria 15 a 17 anos, ocorre em junho. E a categoria 12 a 14 anos, também da etapa distrital, será de junho a agosto.

Integrar e socializar os estudantes são os objetivos dos jogos. O gerente de Desportos da Secretaria de Educação, Marcelo Ottoline, ressalta a importância do esporte na educação. “É uma fundamental e imprescindível ferramenta pedagógica na formação dos jovens da capital do país. Permite vivenciar os extremos das emoções e incorporar valores que proporcionam o convívio harmonioso em sociedade, com soluções de conflito sem o uso de violência”, observa Marcelo.

A natação sempre foi um referencial de atletas do Distrito Federal e segue despontando entre os esportes individuais

Ele lembra também que os alunos que se destacam têm a oportunidade de participar de competições nacionais, conhecendo outros estados e suas culturas. “Acredito que as oportunidades vão além. Eles têm grandes chances de adquirir até mesmo uma bolsa universitária. Sem contar a possibilidade de reforço na renda familiar, com o benefício dos programas Bolsa Atleta, federal e/ou distrital. Certo mesmo é que, com a participação nessa ação, nossos jovens se tornarão melhores cidadãos”, completa o gerente.

Modalidades
Os estudantes atletas podem competir nos seguintes esportes:

Coletivos
Basquetebol
Futsal
Handebol
Voleibol

Individuais
Atletismo
Atletismo adaptado
Badminton
Ciclismo
Ginástica rítmica
Ginástica artística
Judô
Karatê
Luta olímpica/Wrestling
Taekwondo
Natação
Tênis de mesa
Voleibol de praia
Xadrez

Documentação
Além de estarem matriculados até 30 de abril do ano letivo e frequentando regularmente a unidade de ensino, os estudantes devem apresentar alguns documentos no ato da inscrição. Os mesmos devem ser apresentados pelos integrantes técnicos das equipes:

– Etapa regional: documento com foto e data de nascimento (Carteira de Identidade, estudantil, Carteira de Trabalho ou passaporte), expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada

– Etapa distrital: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou passaporte, expedidos por órgão competente, original ou cópia legível e autenticada. Não será aceita carteira de estudante.

- PUBLICIDADE -

Últimas

Brasiliense vence o Ceilândia e se isola na liderança no grupo da Série D

O Brasiliense Futebol Clube chegou aos 13 pontos e...

Jacaré vence fora de casa e lidera o Grupo A5 da Série D

Jogando fora de casa, no domingo,1, o Brasiliense Futebol...

Cresspom é goleado pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro

O time de futebol feminino do Cresspom encarou o...

Maria Fernanda embarca para a Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas

Otimismo é a palavra que define o momento da...
- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Brasiliense vence o Ceilândia e se isola na liderança no grupo da Série D

O Brasiliense Futebol Clube chegou aos 13 pontos e assumiu a liderança isolada do Grupo A5 da Série D. A equipe venceu o rival...

Jacaré vence fora de casa e lidera o Grupo A5 da Série D

Jogando fora de casa, no domingo,1, o Brasiliense Futebol Clube conquistou sua segunda vitória no Grupo A5 da Série D e se manteve na...

Cresspom é goleado pelo Grêmio no Campeonato Brasileiro

O time de futebol feminino do Cresspom encarou o Grêmio neste sábado, 30, no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. As Gurias...